Comunicado à Comunidade Acadêmica FPM

Prezados(as),

A Faculdade de Patos de Minas (FPM) preocupada com a segurança dos discentes, docentes e familiares neste momento vivenciado durante a pandemia, após aguardar as deliberações dos órgãos (federal, estadual e municipal) sobre a retomada das aulas presenciais, vem a público manifestar que:

O Governo do Estado de Minas Gerais autorizou o retorno das aulas presenciais nas instituições de educação superior (IES), a partir de 05 de outubro de 2020, para os municípios integrante do plano “Minas Consciente” classificados na onda amarela. Este retorno deverá seguir o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia (Covid-19) divulgado pelo Estado de Minas Gerais no último dia 29.09.2020.

Apesar dos critérios determinados no protocolo do Estado de Minas Gerais, a FPM não sentiu segurança nas determinações propostas para garantir o pleno atendimento das atividades escolares sem colocar em risco a vida dos integrantes de sua comunidade acadêmica. Comunidade composta de forma direta pelos discentes e docentes, e por via indireta, seus familiares, com crianças e idosos que representam o grupo de risco da Covid-19.

Sabemos que Patos de Minas e região, mesmo permanecendo na onda amarela, ainda possui diuturnamente mortes resultantes da Covid-19, o que caracteriza a necessidade de manutenção dos cuidados necessários para a garantia da vida de todos os acadêmicos e professores.

Em consulta com os acadêmicos da FPM na última semana, estes, em sua imensa maioria, informaram não ter interesse no retorno as aulas neste momento, visando garantir a segurança própria e dos seus entes queridos. Vários alunos ainda informaram a impossibilidade de transporte até a IES para aulas presenciais em virtude do transporte utilizado por eles. Muitos acadêmicos residem em outros municípios e, devido à ausência de condições que viabilizem o distanciamento durante o translado, torna impossível o seu retorno.

Estamos cientes que nosso alunado passa por diversos problemas pessoais e individuais, muitos em virtude desta pandemia, o que coloca a FPM em um papel de apoio para garantir que tudo seja solucionado sem grandes transtornos para nossos acadêmicos. Não sendo justo que a IES realize mais situações, neste momento, que possam prejudicar nossos acadêmicos.

Por fim, considerando que falta menos de 02 (dois) meses para o encerramento do semestre letivo, o qual estabeleceu novos parâmetros pedagógicos de ensino. Neste momento, não se justifica a exposição dos nossos acadêmicos ao risco de contágio para finalização do semestre. As estratégias pedagógicas adotadas pela FPM de forma imediata no início da pandemia foram consolidadas, o que garantiu a manutenção da qualidade de ensino ofertada. E, tudo isso, somente foi possível devido a equipe acadêmica estruturada para dar suporte a todos os acadêmicos, desde as coordenações até os professores.

Diante de todo o exposto, a FPM opta por manter as aulas teóricas na modalidade remota já consolidada e autorizadas pelo MEC até o fim deste semestre, bem como a retomada gradual das aulas práticas.