DIREITO FPM ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ATUALIZAÇÃO

Data: 08 de agosto de 2019 às 16:25

O curso busca explicar e dividir algumas técnicas do raciocínio jurídico para entender, construir, organizar e fortalecer a argumentação dos juristas. O objetivo é entender como tratar de um problema jurídico com as competências de um jurista e como formular argumentos convincentes, seja para um trabalho universitário ou para a prática do direito. Os alunos estudarão o método do raciocínio sintético e silogístico com o intuito de responder a uma problemática jurídica. O método do raciocínio jurídico é útil para formar bons juristas considerando que estes se destacam mais por sua metodologia do que por seu conhecimento.

Com essas considerações, o curso focalizar-se-á, precipuamente, em dois tipos de métodos: os métodos de pesquisa no Direito; os métodos de demonstração de uma argumentação (uma tese) jurídica convincente — lembrando que é sempre o primeiro passo (a pesquisa) que determina o teor do segundo (a argumentação suasiva). Percebe-se que muitos trabalhos jurídicos apresentam-se como meras compilações sem que o pensamento do autor sobressaia, sem que tenha um olhar crítico, dando-lhes, portanto, o conteúdo e a estrutura de um relatório e não de um artigo científico.

O presente curso indica alguns métodos para que os autores possam utilizar os seus trabalhos com o objetivo de demonstrar, de justificar e de defender a sua reflexão técnica e o seu posicionamento.

Objetivos do curso

Geral

O objetivo geral é permitir aos alunos-juristas apresentar trabalhos jurídicos contundentes nos quais expressam — do início ao fim — a sua reflexão sobre determinado tema.

Duração do curso

Serão oferecidas aulas aos sábados 08 h00 as 12h00.

Período de realização do curso:

1º encontro: 24/08/2019

2º encontro: 31/08/2019

3º encontro: 14/09/2019

4º encontro: 28/09/2019

Público-alvo

Graduandos e graduados em Direito e profissionais que atuam direta ou indiretamente com a elaboração de argumentação jurídica e tenham interesse no aprofundamento da temática

Investimento: (180,00 à vista ou em 2x de 95,00)

Para se inscrever: https://academico.faculdadepatosdeminas.edu.br/inscricao